Pensar cansa? Qualquer pessoa que faça trabalhos que exigem muito do cérebro por muitas horas sabe que sim, o trabalho mental intenso pode levar à exaustão.
A psicóloga Elisangela Paes Leme lembra que o excesso de preocupação por não conseguir resolver os problemas cognitivos dificultam o sono e piora a situação. A insônia gera mais ansiedade e pensamentos negativos.
– O que podemos fazer? Ativar as emoções positivas com ações assertivas: caminhar, ouvir música, sair com amigos, ou seja, separar tempo para o lazer. Emoção positiva é diferente de pensamento positivo. Ficar repetindo uma frase de forma automática e sem senti-la não mudará a situação. Quando eu digo emoções positivas é criar situações para que elas aconteçam. É ação, fazer algo! – explica.
O que acontece com o corpo quando temos emoções positivas:
- Redução dos níveis de hormônios ligados ao estresse;
- Diminuição das reações inflamatórias;
- Melhora do sistema imunológico;
- Redução dos riscos de pressão arterial, diabetes e derrame;
- Aumento dos hormônios do bem-estar (dopamina e serotonina);
- Melhora na aprendizagem.
– Se você conseguir fazer atividade física irá potencializar todos os benefícios citados. Nos casos de depressão e de momentos de crise, o tratamento é necessário. Porém, podemos acessar a esperança que é uma das emoções possível – completa a especialista.
Leia a matéria completa: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude-mental/noticia/2022/09/05/pensar-cansa-por-que.ghtml
Elisângela Paes Leme — Doutora em Psicologia Clínica, Família, Mestre em Culturas Escolas e Linguagens. CRP.: 06-106.301